turismos de aventuras que podem ser realizados no Bairro Estação do Pedrão


O que é turismo de aventura, e todos os turismos existentes:

De acordo com o Ministério do Turismo, O conceito de Turismo de Aventura fundamenta-se em aspectos que se referem à atividade turística e ao território em relação à motivação do turista, pressupondo o respeito nas relações institucionais, de mercado, entre os praticantes e com o ambiente. Nesse contexto, define-se que:

Turismo de Aventura compreende os movimentos turísticos decorrentes da prática de atividades de aventura de caráter recreativo e não competitivo.
Estabeleceu-se que o Turismo de Aventura consiste nos movimentos turísticos constituídos pelos deslocamentos e estadas que envolvem a efetivação de atividades tradicionalmente ditas turísticas (hospedagem, alimentação, transporte, recreação e entretenimento, recepção e condução de turistas, operação e agenciamento), as quais só existem em função da prática de atividades de aventura. Entende-se, portanto, que as atividades de aventura, neste caso, também são consideradas turísticas.
A diversidade de práticas de aventura que materializam este segmento varia sob diferentes aspectos, em função dos territórios em que são operadas, dos equipamentos, habilidades e técnicas exigidas em relação aos riscos que podem envolver e da contínua inovação tecnológica. Diante disso, a lista a seguir não se completa, apresentando as mais conhecidas pelo mercado de Turismo de Aventura. Optou-se por agrupá-las utilizando três elementos da
natureza (terra, água e ar), com base em normas reconhecidas internacionalmente, cientes de que algumas podem envolver mais de um desses elementos e ocorrer em ambientes diversos, fechados, ao ar livre, em espaços naturais ou construídos.
 a) Terra
• Arvorismo - locomoção por percurso em altura instalado em árvores e outras
estruturas construídas
• Atividades ciclisticas - percurso em vias convencionais e não convencionais
em bicicletas, também denominadas de cicloturismo
• Atividades em cavernas - observação e apreciação de ambientes subterrâneos,
também conhecidas como caving e espeleoturismo
• Atividades eqüestres - percursos em vias convencionais e não convencionais
em montaria, também tratadas de turismo eqüestre
• Atividades fora-de-estrada - percursos em vias convencionais e não
convencionais, com trechos de difícil acesso, em veículos apropriados. Também
denominadas de Turismo Fora-de-Estrada ou off-road
• Bungue jump - salto com o uso de corda elástica
• Cachoeirismo - descida em quedas d’água utilizando técnicas verticais, seguindo
ou não o curso da água
• Canionismo - descida em cursos d’água transpondo obstáculos aquáticos
ou verticais com a utilização de técnicas verticais. O curso d’água pode ser
intermitente
• Caminhadas - percursos a pé em itinerário pré-defi nido
Curta duração - caminhada de um dia. Também conhecida por hiking
Longa duração - caminhada de mais de um dia. Também conhecida por
trekking
• Escalada - ascensão de montanhas, paredes artifi ciais, blocos rochosos
utilizando técnicas verticais
• Montanhismo - caminhada, escalada ou ambos, praticada em ambiente de
montanha
• Rapel - técnica vertical de descida em corda. Por extensão, nomeiam-se, também,
as atividades de descida que utilizam essa técnica
• Tirolesa - deslizamento entre dois pontos afastados horizontalmente em desnível,ligados por cabo ou corda
b) Água 
• Bóia-cross - descida em corredeiras utilizando bóias infláveis. Também conhecida como acqua-ride
• Canoagem - percurso aquaviário utilizando canoas, caiaques, ducks e remos
• Mergulho - imersão profunda ou superficial em ambientes submersos, praticado
com ou sem o uso de equipamento especial
• Rafting - descida em corredeiras utilizando botes infláveis
 c) Ar 
• Asa delta - vôo com aerofólio impulsionado pelo vento
• Balonismo - vôo com balão de ar quente e técnicas de dirigibilidade
• Parapente - vôo de longa distância com o uso de aerofólio (semelhante a um
pára-quedas) impulsionado pelo vento e aberto durante todo o percurso, a partir
de determinado desnível
• Pára-quedismo - salto em queda livre com o uso de pára-quedas aberto para
aterrissagem, normalmente a partir de um avião
• Ultraleve - vôo em aeronave motorizada de estrutura simples e leve.


E em breve o blog PEDRÃO MINAS, vai descrever com detalhes, quais os turismos de aventura podem ser realizados no Bairro Estação do Pedrão.


O primeiro turismo de aventura que podemos citar no Bairro Estação do Pedrão é o camping:


veja o que é o camping:

O local onde a barraca será armada deve ter a superfície regular, plana e elevada, para evitar alagamento em caso de chuva (um caos!).



Quem pratica o campismo busca um maior contato com a natureza tendo em vista que, em muitos recantos naturais, não existe a infraestrutura de hotéis e pousadas, além das despesas serem menores. 

qq
É comum que os praticantes de atividades ao ar livre tenham sua imagem automaticamente associada à preservação do meio ambiente e a assuntos ecológicos. Se você acampa ou pratica montanhismo, por exemplo, é bem provável que algum dia alguém queira saber sua opinião sobre o destino das reservas naturais ou o que você achou da última ação do Greenpeace no mar do Norte.
No entanto, nem sempre a prática da atividade ao ar livre está atrelada à postura ambientalista. Neste caso, numa situação como a citada acima, você notará uma certa indignação por parte de seu interlocutor se você, que acampa, escala ou pratica iatismo, não se preocupa com o meio ambiente.

É importante ter em mente alguns preceitos básicos para que se evite contribuir para a destruição do meio ambiente, mesmo que indiretamente ou simplesmente por descuido ou ignorância de determinados fatos.
Uma postura ambientalista por si só já é efetiva, por exemplo no maior uso de artefatos fabricados com material reciclado, conhecimento da procedência da matéria-prima das coisas que você compra, cuidados com seu lixo.
Vale sempre a conhecida frase: "Pense globalmente, aja localmente". Esteja ciente dos principais problemas de nosso planeta e faça tudo o que for possível na sua vida diária para contribuir para sua conservação.
Existem dois tipos de camping, o organizado e o selvagem.
- Áreas de camping organizado são áreas com banheiros, energia elétrica, churrasqueiras, guarda, etc., existem na maior parte das cidades turísticas, com preço da diária variando entre R$ 2,00 e R$ 15,00, dependendo do local e dos recursos oferecidos. É aconselhável para campistas de primeira viagem.
- Áreas de camping selvagem são áreas onde não há infra-estrutura nenhuma para acampamentos. Tudo deverá ser improvisado: cozinha, banheiro, lava-pratos, etc. As áreas mais seguras são os parques estaduais ou nacionais, que embora não tenham áreas organizadas para camping, possuem algum tipo de vigilância e pontos de apoio a que recorrer em caso de necessidade.
No alto da pedra tem que ser organizado o camping selvagem.
Lembrando que lá em cima da Pedra do Pedrão tem um local para o pessoal acampar e prestigiar a bela natureza.





ESCALADA
A escalada é um esporte radical realizado principalmente sob as superfícies de rochas mais sólidas possíveis, geralmente verticais ou negativas, onde a parede forma com o chão um ângulo menor que 90 graus. O objetivo principal do escalador é escalar sem cair, o que dependendo do nível de dificuldade da via normalmente não acontece.

Como equipamentos pode-se citar as proteções fixas (grampos ou chapeletas) que são usadas para a segurança do escalador, corda, cadeirinha e mosquetões. Usa-se também carbonato de magnésio para evitar a transpiração das mãos e sapatilhas de solado liso e aderente.

Há diversas modalidades de escalada, sendo que as mais conhecidas são: escalada indoor-muro artificial; escalada big wall - paredes grandes que podem levar vários dias de escalada; escala livre - mais praticada no Brasil, é uma escalada em lances livres sem o uso de proteção móvel, recorrendo ao artificial em último caso, as vias podem ser longas mas não passam de um dia.

Escalar significa superar os limites físicos e mentais, além de descobrir a beleza da natureza e a liberdade. 

   PEDRA DO PEDRÃO
Uma das marcas registradas de Pedralva é o imenso paredão de pedra com 1464 metros de altitude que enfeita a paisagem da cidade. A Pedra do Pedrão, como é chamada, possui vários atrativos além da bela e majestosa formação rochosa nos seus 300 metros de extensão. Nela habitam inúmeros animais silvestres e plantas os quais dividem, de forma harmoniosa, o seu espaço com o homem que deve aproveitar esta maravilha da natureza com a consciência da preservação ambiental.
O Pedrão é uma excelente escolha para os amantes dos esportes radicais como o montanhismo _ por ser considerado de grande potencial para escaladas _ e o voo livre. Também possui uma vasta área para camping selvagem de onde se contempla as paisagens das cidades de Pedralva, Itajubá, São José do Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre e Maria da Fé.



Nenhum comentário:

Postar um comentário