sábado, 15 de dezembro de 2012

A ESCALADA,um dos turismos de aventuras que podem ser realizados no Bairro Estação do Pedrão

e confira mais no link especial,

turismos de aventuras que podem ser realizados no Bairro Estação do Pedrão: 

HOJE POSTAMOS  :

A ESCALADA

A escalada é um esporte radical realizado principalmente sob as superfícies de rochas mais sólidas possíveis, geralmente verticais ou negativas, onde a parede forma com o chão um ângulo menor que 90 graus. O objetivo principal do escalador é escalar sem cair, o que dependendo do nível de dificuldade da via normalmente não acontece.

Como equipamentos pode-se citar as proteções fixas (grampos ou chapeletas) que são usadas para a segurança do escalador, corda, cadeirinha e mosquetões. Usa-se também carbonato de magnésio para evitar a transpiração das mãos e sapatilhas de solado liso e aderente.

Há diversas modalidades de escalada, sendo que as mais conhecidas são: escalada indoor-muro artificial; escalada big wall - paredes grandes que podem levar vários dias de escalada; escala livre - mais praticada no Brasil, é uma escalada em lances livres sem o uso de proteção móvel, recorrendo ao artificial em último caso, as vias podem ser longas mas não passam de um dia.

Escalar significa superar os limites físicos e mentais, além de descobrir a beleza da natureza e a liberdade. 

   PEDRA DO PEDRÃO
Uma das marcas registradas de Pedralva é o imenso paredão de pedra com 1464 metros de altitude que enfeita a paisagem da cidade. A Pedra do Pedrão, como é chamada, possui vários atrativos além da bela e majestosa formação rochosa nos seus 300 metros de extensão. Nela habitam inúmeros animais silvestres e plantas os quais dividem, de forma harmoniosa, o seu espaço com o homem que deve aproveitar esta maravilha da natureza com a consciência da preservação ambiental.
O Pedrão é uma excelente escolha para os amantes dos esportes radicais como o montanhismo _ por ser considerado de grande potencial para escaladas _ e o voo livre. Também possui uma vasta área para camping selvagem de onde se contempla as paisagens das cidades de Pedralva, Itajubá, São José do Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre e Maria da Fé.