sábado, 6 de outubro de 2012

PEDRA DO PEDRÃO

 PEDRA DO PEDRÃO- UMA DAS MARCAS DO BAIRRO ESTAÇÃO DO PEDRÃO

         A PEDRA DO PEDRÃO é o imenso e belo paredão de pedra com 1464 metros de altitude que enfeita a paisagem do sul de minas de várias cidades : Pedralva, Itajubá, São José do Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Pouso Alegre e Maria da Fé,principalmente a de Pedralva. A Pedra do Pedrão, é de uma formação rochosa nos seus 300 metros de extensão, onde seu habitat natural existem animais silvestres e também plantas os quais dividem, de forma harmoniosa, o seu espaço com o homem que deve aproveitar esta maravilha da natureza com a consciência da preservação ambiental.

A LINDA PEDRA COM AS NUVENS



NO ALTO DA PEDRA




 

O PÔR DO SOL

 

OS ESPORTES RADICAIS












         NA PEDRA DO PEDRÃO TEMOS VALORES E LUGARES ONDE PODEM SER PRATICADOS ESPORTES RADICAIS,ASSIM VÁRIAS PESSOAS QUE GOSTAM DE AVENTURAS,VEM PARA ESSE RECANTO APROVEITAR ESSE PEDAÇO DO NOSSO QUERIDO BRASIL, SITUADO NO SUL DE MINAS GERAIS, DA CIDADE DE PEDRALVA.
         ALÉM DE PRATICAR ESPORTES RADICAIS, VEM MUITAS PESSOAS PARA ACAMPAR, E DESTRAIR CURTINDO A NATUREZA.

          QUEM AINDA NÃO CONHEÇEU A PEDRA DO PEDRÃO ,NÃO SABE O QUE ESTÁ PERDENDO,VENHA CONHECER ESSE IMENSO PAREDÃO DE PEDRA.

  E ESTE É UM VÍDEO DE UM COMPOSITOR DO BAIRRO ESTAÇÃO DO PEDRÃO,COM UMA MÚSICA EM HOMENAGEM A PEDRA DO PEDRÃO.


 


         

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

NOVENA DE SANTA TERESINHA

NOVENA DE SANTA TERESINHA

            No dia 22 de novembro de 2012 foi dado o início da novena de Santa Teresinha do Menino Jesus no Bairro Estação do Pedrão,onde houve muitas graças e bençãos de rosas de nossa padroeira.Lembrando também de todos os nossos visitantes que vieram comemorar a novena conosco esses nove dias de homenagem a santinha das rosas.
           E no dia 1° de outubro foi comemorado o dia de Santa Teresinha com uma bela missa com homenagens a SantaTeresinha,para o povo da comunidade,e a queima de fogos com a musica e a imagem sendo erguida em frente a capela abençoando todo o Bairro,foi de arrepiar


terça-feira, 2 de outubro de 2012

HISTÓRIA DA ESTAÇÃO DO PEDRÃO

CONHEÇA UM POUCO MAIS A HITÓRIA DA LINHA DE TREM E DA ESTAÇÃO DO PEDRÃO

ESTAS INFORMAÇOES FOI COPIADAS DO SITE ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS DO BRASIL

SE ALGUEM QUERER SABER MAIS DE OUTRAS HISTÓRIAS DE ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS É SÓ ENTRAR NO LINK ABAIXO:

http://www.estacoesferroviarias.com.br/rmv_sapucai/pedrao.htm

http://www.estacoesferroviarias.com.br

 
PEDRÃO MINAS QUER MOSTRAR A HISTÓRIA DE UM PATRIMONIO DE NOSSA HISTÓRIA, E PEDRÃO MINAS VAI ATRÁS PARA CONSEGUIR A RESTAURAÇÃO DA NOSSA QUERIDA ESTAÇÃO,QUE ESTÁ EM MÁS CONDIÇÕES,MAS VEJAM UM POUCO DA HISTÓRIA DELA ABAIXO:


V. F. Sapucaí (1907-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1986)
PEDRÃO
Município de Pedralva, MG
Ramal de Sapucaí - km 154,866 (1960) MG-3256
Inauguração: 01.06.1907
Uso atual: moradia sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d

HISTORICO DA LINHA: A Viação Férrea do Sapucaí, aberta como E. F. do Sapucaí em 1887, inaugurou o primeiro trecho de linha até Itajubá em 1891, partindo de Soledade, na E. F. Minas e Rio. Em 1897 chegou a Sapucaí, na divisa com São Paulo, tendo cedido o trecho que chegava a Itapira à Mogiana bem antes disso. Incorporada pela Rede Sul-Mineira em 1910, daí à RMV em 1931, VFCO em 1965 e finalmente à RFFSA em 1975, os trens de passageiros deixaram de circular no final dos anos 1970 e os trilhos foram retirados a partir de 1986.
A ESTAÇÃO: A estação de Pedrão foi inaugurada em 1907. A estação original era bem diferente, maior e mais bonita, como mostra a fotografia ao pé da página. "Esta foto da estação Pedrão é bem diferente do prédio que lá existe hoje. Sou morador da região e minha mãe, que tem 66 anos e nasceu no Bairro Pedrão, não se recorda dessa estação. Provavelmente esta deve ter sido a primeira estação que mais tarde deu lugar a estação existente hoje em dia que serve de moradia" (João Paulo, 18/10/2011). A estação primitiva lembrava algumas estações construídas por volta de 1910 pela Sorocabana em São Paulo (como a de Angatuba, por

ACIMA: Locomotiva a vapor da RMV sai da estação de Pedrão, nos anos 1940 (Acervo Hugo Caramuru).

ACIMA: Dia 18 de setembro de 1981: os cargueiros ainda circulavam por ali. Nesta foto, ele está na serra do Pedrão, entre as estações de Pedrão e de Maria da Fé (Foto Coaraci Camargo).
exemplo, no ramal de Itararé). O prédio mais novo que a substituiu (quando e por que?) estava ainda de pé e servindo como moradia em 2010. "Dia 07/02/2010 estive na estação Pedrão e tirei algumas fotos. Fui seguindo a linha desde Itajubá até Pedrão, em Itajubá a linha virou uma avenida em parte asfaltada em parte de bloquete, depois da área urbana ela se torna uma estrada de terra e ainda existe a ponte de ferro sobre o rio Lourenço Velho coberta com tábuas para os carros passarem. Quando começa a subida da serra a estrada está em desuso, só passam por ela motos e bicicletas, pois num certo trecho o aterro foi tragado formando uma descontinuidade de uns 10 metros de comprimento e profundidade. A estrada só melhora 5 km antes da estação Pedrão onde é possível trafegar com carro de passeio. A estação funciona como moradia. A estrada parece comportar tráfego até Maria da Fé" (Daniel Iozzi Sperandelli, 2/2010). O prédio original, maior, foi destruído, segundo Ricardo Bustamante, por uma enorme pedra que rolou do morro que fica atrás da estação. A estação, então, foi reconstruída com um prédio menor. Data do acontecimento, não sei.
(Fontes: Rafael Macêdo; Ricardo Bustamante; Nilson Rodrigues; João Paulo; Daniel Iozzi Sperandelli; Ronald Colombini Junior; Coaraci Camargo; Hugo Caramuru; Claudio Larangeira; Daniel Iozzi Sperandelli; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)

Estação do Pedrão original. Anos 1930? Autor desconhecido

A estação de Pedrão em 14/04/2002. Foto Ronald Colombini Junior

A estação em 2003. Foto Hugo Caramuru

A estação em 2007. Foto enviada por Claudio Larangeira

A estação em 2008. Foto Daniel Iozzi Sperandelli

A estação em 7/2/2010. Foto Daniel Iozzi Sperandelli 

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

SLOGAN DO PEDRÃO MINAS



                            SLOGAN DO PEDRÃO MINAS


                                Hoje dia 1° de outubro de 2012,PEDRÃO MINAS divulga seu slogan:



Por que o slogan é assim?
           O slogan tem o mapa de Minas Gerais da cor vermelha, que é a cor do triângulo de nossa bandeira mineira e no centro tem a nossa querida Pedra do Pedrão, pois o primeiro objetivo do PEDRÃO MINAS é colocar o Bairro Estação do Pedrão no centro de Minas gerais e possivelmente no Brasil e no Mundo, através do turismo, meio ambiente, cultura, arte,artesanato, religião, esportes radicais(caminhadas, bike, vôo livre, motocross, e outros que podem surgir com o tempo ), e os esportes não radicais(futebol, vôlei, e entre outros).
            E em cima da arte tem o nome do PEDRÃO MINAS DE AZUL, pois o nosso lindo céu lembra Deus, e o céu do Bairro Estação do Pedrão é muito bonito com o encontro de suas belas paisagens verdes, e fica muito mais belo quando tem o pessoal fazendo vôo livre que deixa o azul colorido.
             E é por isso que o slogan do PEDRÃO MINAS é assim, espero que gostem.
             E escolhemos hoje dia 1° de outubro para divulgar o slogan do PEDRÃO MINAS, pois hoje é o dia de nossa padroeira Santa Teresinha Do Menino Jesus, e que ela derrame sobre O PEDRÃO MINAS  e nosso Bairro Estação do Pedrão uma chuva de rosas de esperança e amor.