sexta-feira, 7 de junho de 2013

BERNAIAS O HOMEM DA PEDRA DO PEDRÃO

BERNAIAS O HOMEM DA PEDRA
Entre todas as histórias do meu querido Pedrão tenho uma que considero uma das mais belas história que ficou como recordação a mim e também aqueles que viram a sua vida, estou me referindo a Bernaias, esse era seu nome. Descendente do bairro São João, município de Maria da Fé, MG, cujo seus parentes eram um pouco desconhecido, só sabemos que ele era da família Gomes Ribeiro. Bernaias com seus 17 anos de idade deixou a casa de seus pais, segundo ele dizia, que um dia trabalhando na roça sua mãe, não sei se foi por engano, fritou alguns ovos e não colocou no seu caldeirão, por esse motivo ele achou que não era digno de viver com sua família, assim resolveu isolar para sempre, daí por diante passou a ser o HOMEM DA PEDRA, longe dos convívios culturais a pedreira do senhor João, foi o seu primeiro canto escolhido, mais tarde foi o alto da pedra propriedade essa que era do meu pai, dai por diante fomos convivendo com ele e acabamos todos gostando de sua pessoa, gostando de seu nervosismo de vez enquanto. Bernaias o que tinha: tinha inteligência, pois tinha uma boa leitura e era nervoso. Ele era cheio de piada, contava história encantada para todos nós de casa, era a alegria da criançada, nos divertia muito, mas isto quando estava de bom humor, pois quando e não estava a fim de conversa, e nós pedíamos para ele contar um “causo”, ele só respondia “um dia o rio estava fundo e agora ficou raso” e parava por ali. Mais no dia em que ele estava bom nós ficávamos muito tempo conversando e perguntando se ele não tinha medo de morar naquele lugar deserto, sozinho, pois naquela época existiam muitos bichos ferozes, também muitas cascavéis e outros, mas ele nos dizia que muita noite ele acordava meia noite e acendia uma fogueira para fora do rancho, daí lhe dava muita coragem, mas ele não tinha muito medo, porque Bernaias era uma amante da natureza, seu alimento era frutas, verduras, muito verde..., os animais eram seus amigos, apesar de morar no meio do mato, tinha uma higiene fora do comum, cheirava frutas.
Bernaias viveu seus últimos instantes de sua vida em seu ranchinho, feito por ele mesmo, todinho de laje de pedra uma sobre a outra, formando assim seu ranchinho. Assim levava sua vida, gostava de plantar suas plantinhas, e as cuidava com muito carinho, tanto que seus abacaxis e outras frutas era uma delícia, as frutas de Bernaias tinha um sabor especial. Sorte a nossa dele ter um bom coração e compartilhar com a gente suas frutas. Nas horas vagas ele fazia suas cestinhas com seus balaios de taquara que ficava muito bem feitinho, para todos terem uma ideia ele mesmo fazia sua própria roupa, seus cabelos era ele mesmo que cortava. Lembro que minha mãe o presenteou com uma roupa, ele ficou muito grato, quando a vestia se sentia muito importante.
Bernaias não usava cama para dormir, ele dormia em uma tarrimba de bambu, seu travesseiro era uma lona dobrada, muita noite ele posava lá em casa, não aceitava dormir na cama tinha que ser no chão duro. Quando demorava para ir em casa, minha mãe ficava preocupada, pois ela queria muito bem, e pedia para ver o que tinha acontecido com Bernaias, mas ele era assim mesmo, as vezes preferia ficar quieto, sem nenhum contato. Assim ele viveu até o fim de sua vida sentindo doente, voltou para São João a fim de tratamento, seus parentes levaram para Santa Casa de Itajubá, onde logo após ter chegado a falecer.

FOTOS  ATUAIS DAS RUINAS DA CASA DO BERNAIAS


















Bem, esta é a história que eu Genésio Valério conto para vocês crianças.
E agora para todos que estão lendo o blog PEDRÃO MINAS.





Tenho certeza que Reginaldo e André que somos idealizadores do blog e netos do Genésio Valério esta feliz neste momento em algum lugar no céu por nós estarmos divulgando uma de suas histórias favoritas para todos da internet e o mundo.

A CASA DE PEDRA DO BERNAIAS HOJE ESTÁ EM RUINAS TEM SOMENTE A BASE E ALGUMAS PAREDES DE SUA CASA DE PEDRA. E EM BREVE VAMOS POSTAR A FOTO DE COMO ESTÁ AS RUINAS DA CASA DA PEDRA DO BERNAIAS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário