CONHEÇA UM POUCO MAIS A HITÓRIA DA LINHA DE TREM E DA ESTAÇÃO DO PEDRÃO
ESTAS INFORMAÇOES FOI COPIADAS DO SITE ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS DO BRASIL
SE ALGUEM QUERER SABER MAIS DE OUTRAS HISTÓRIAS DE ESTAÇÕES FERROVIÁRIAS É SÓ ENTRAR NO LINK ABAIXO:
PEDRÃO MINAS QUER MOSTRAR A HISTÓRIA DE UM PATRIMONIO DE NOSSA HISTÓRIA, E PEDRÃO MINAS VAI ATRÁS PARA CONSEGUIR A RESTAURAÇÃO DA NOSSA QUERIDA ESTAÇÃO,QUE ESTÁ EM MÁS CONDIÇÕES,MAS VEJAM UM POUCO DA HISTÓRIA DELA ABAIXO:
V. F. Sapucaí
(1907-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1986) |
PEDRÃO
Município de Pedralva, MG |
Ramal de Sapucaí - km 154,866 (1960) |
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MG-3256 |
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Inauguração: 01.06.1907 |
Uso atual: moradia |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A Viação
Férrea do Sapucaí, aberta como E. F. do Sapucaí
em 1887, inaugurou o primeiro trecho de linha até Itajubá
em 1891, partindo de Soledade, na E. F. Minas e Rio. Em 1897 chegou
a Sapucaí, na divisa com São Paulo, tendo cedido o trecho
que chegava a Itapira à Mogiana bem antes disso. Incorporada
pela Rede Sul-Mineira em 1910, daí à RMV em 1931, VFCO
em 1965 e finalmente à RFFSA em 1975, os trens de passageiros
deixaram de circular no final dos anos 1970 e os trilhos foram retirados
a partir de 1986. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Pedrão foi inaugurada em 1907. A estação
original era bem diferente, maior e mais bonita, como mostra a fotografia
ao pé da página. "Esta foto da estação Pedrão
é bem diferente do prédio que lá existe hoje. Sou morador
da região e minha mãe, que tem 66 anos e nasceu no Bairro Pedrão,
não se recorda dessa estação. Provavelmente esta deve ter sido a primeira
estação que mais tarde deu lugar a estação existente hoje em dia que
serve de moradia" (João Paulo, 18/10/2011).
A estação primitiva lembrava algumas estações
construídas por volta de 1910 pela Sorocabana em São
Paulo (como a de Angatuba, por
ACIMA: Locomotiva a vapor da RMV sai da estação
de Pedrão, nos anos 1940 (Acervo Hugo Caramuru).
ACIMA: Dia 18 de setembro de 1981: os cargueiros
ainda circulavam por ali. Nesta foto, ele está na serra do
Pedrão, entre as estações de Pedrão e
de Maria da Fé (Foto Coaraci Camargo).
exemplo, no ramal de Itararé). O prédio
mais novo que a substituiu (quando e por que?) estava ainda de pé
e servindo como moradia em 2010. "Dia 07/02/2010 estive na
estação Pedrão e tirei algumas fotos. Fui seguindo a linha desde Itajubá
até Pedrão, em Itajubá a linha virou uma avenida em parte asfaltada
em parte de bloquete, depois da área urbana ela se torna uma estrada
de terra e ainda existe a ponte de ferro sobre o rio Lourenço Velho
coberta com tábuas para os carros passarem. Quando começa a subida
da serra a estrada está em desuso, só passam por ela motos e bicicletas,
pois num certo trecho o aterro foi tragado formando uma descontinuidade
de uns 10 metros de comprimento e profundidade. A estrada só melhora
5 km antes da estação Pedrão onde é possível trafegar com carro de
passeio. A estação funciona como moradia. A estrada parece comportar
tráfego até Maria da Fé" (Daniel Iozzi Sperandelli, 2/2010).
O prédio original, maior, foi destruído, segundo Ricardo
Bustamante, por uma enorme pedra que rolou do morro que fica atrás
da estação. A estação, então, foi
reconstruída com um prédio menor. Data do acontecimento,
não sei.
(Fontes: Rafael Macêdo; Ricardo Bustamante; Nilson
Rodrigues; João Paulo; Daniel Iozzi Sperandelli; Ronald Colombini
Junior; Coaraci Camargo; Hugo Caramuru; Claudio Larangeira; Daniel
Iozzi Sperandelli; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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Estação do Pedrão original. Anos 1930?
Autor desconhecido |
A estação de Pedrão em 14/04/2002. Foto
Ronald Colombini Junior |
A estação em 2003. Foto Hugo Caramuru |
A estação em 2007. Foto enviada por Claudio Larangeira |
A estação em 2008. Foto Daniel Iozzi Sperandelli
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A estação em 7/2/2010. Foto Daniel Iozzi Sperandelli | |
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